Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep ajuda o Centro de Coleção Taxonômica da UFMG a ter nova sede
fechar
Compartilhar

 centro de coleção taxonômica ufmgPequena amostra do acervo do CCT (Foto: Marcos Becho/UFMG)

O Centro de Coleção Taxonômica (CCT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deverá ganhar uma nova sede até o fim de 2017. O acervo, considerado uma biblioteca biológica para consultas e pesquisas, conta com mais de 2 milhões de itens catalogados em áreas como botânica, genética e zoologia. Atualmente, o material encontra-se armazenado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da universidade de forma dispersa e sem acondicionamento adequado. Para a construção do novo prédio, orçado em R$ 9 milhões, a Finep disponibilizou R$ 4,5 milhões. A outra metade será custeada pela própria UFMG.

Os exemplares que compõem as coleções taxonômicas da universidade são uma importante amostra da biota de Minas Gerais e do Brasil. Células e tecidos, animais empalhados, esqueletos, plantas secas e outros materiais guardam informações relevantes sobre a distribuição geográfica e temporal dos organismos, seus habitats preferidos e suas fontes de alimento ou hospedeiros. Em alguns casos, as coleções do ICB abrigam as únicas amostras da fauna e flora de importantes sítios biológicos.

Com a criação do novo espaço, a administração do CCT busca solucionar alguns dos atuais problemas enfrentados, como deterioração de materiais, subutilização por desorganização e doação de coleções a outras instituições de pesquisa por ausência de espaço. A preservação do acervo também é importante para os estudos científicos com organismos nativos do Brasil. No País, todo estudo dessa natureza precisa ser comprovado, indicando-se o objeto pesquisado e a possibilidade de acesso para verificação.

O novo prédio ficará em frente ao ICB e terá uma área quatro mil metros quadrados, disposta em cinco andares. As obras, previstas para terem início até dezembro próximo, devem ser concluídas em dois anos.

(Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais)