Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Plano de fomento quadruplica operações do Inovacred em um ano
fechar
Compartilhar

networking

Criado para descentralizar os financiamentos da Finep, o programa Inovacred chegou a sua centésima operação no mês de maio. O número é quatro vezes maior do que o total de abril de 2014, quando contabilizava 23 operações. A marca foi alcançada no contrato firmado entre a Desenvolve SP, parceira da agência no estado, e a empresa Softrack.

Os bons resultados do programa, que hoje conta com 107 operações, são fruto do plano de fomento estruturado, uma agenda institucional elaborada para identificar empresas com o perfil atendido pelo Inovacred.

O plano foi adotado após um estudo feito com os primeiros clientes. “Queríamos entender o porquê da baixa procura pelo programa. Havia crédito disponível para micro, pequenas e médias empresas, mas não havia projetos”, observou Marcelo Camargo, gerente do Departamento de Produtos Financeiros Descentralizados da Finep.

Entre as principais causas da baixa adesão estavam a burocracia – alguns aspectos do regulamento impediam a alavancagem do Inovacred – e a pouca expertise na área de inovação por parte dos bancos de desenvolvimento e agências de fomento estaduais. “Consequentemente, esses parceiros não possuíam uma relação de empresas elegíveis para o programa”, ressaltou Camargo.

Um dos pilares do plano, portanto, é a realização de reuniões periódicas com os principais agentes estaduais de inovação para a apresentação do Inovacred. Outra medida adotada busca auxiliar grandes empresas em seus desafios tecnológicos através do financiamento de projetos de micro, pequenas e médias empresas que façam parte de sua cadeia de fornecedores. Para apresentar o programa e suas ferramentas a esses fornecedores, a Finep vem realizando palestras por diversos estados do País.

O terceiro e o quarto pilares do plano de fomento estruturado são a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o estabelecimento da Finep em grandes agendas (congressos, seminários, palestras, etc).

Sobre o Inovacred

Lançado no fim de 2012, o Inovacred é um programa de financiamento descentralizado voltado para micro, pequenas e médias empresas. Seu objetivo é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional.