Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep avalia projetos do pré-sal
fechar
Compartilhar

No mês de setembro, a Finep realizou o Seminário de Avaliação Projetos Pré-Sal com o objetivo de verificar o andamento de cada projeto contratado pela agência e balizar os impactos no setor em consequência deste apoio. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro e contou com a presença de 135 participantes, entre pesquisadores, empresários, consultores e técnicos da Finep.

Os 54 projetos apresentados no Seminário apontaram uma série de questões e soluções relacionadas tanto ao setor quanto ao modelo de contratação, como o impacto das Chamadas Públicas e a importância para as micro e pequenas empresas, os aspectos de normatização exigidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), e o apoio da Petrobras, entre outros.

Pesquisadores e empresários reconhecem a importância do encontro e do apoio da Finep no desenvolvimento tecnológico de temas relacionados ao Pré-Sal. Segundo o analista da Finep e organizador do evento, Edgard Rocca, muitas empresas participantes não pretendem apenas desenvolver a tecnologia, mas também implementá-la em seu processo operacional.

Sobre o andamento dos projetos, os dados do Seminário são claros: 67% já estão em fase intermediária e 88% consideram positiva a parceria entre as empresas e os Institutos de Ciência e Tecnologia. As estatísticas também apontam que o desenvolvimento dos projetos não gera inovação apenas no produto final: 50% dos participantes contaram que o projeto gerou inovação nos processos dentro das empresas.

Na avaliação geral do projeto, a maioria se mostrou satisfeita com o andamento das pesquisas, recursos e parcerias, mas pontos a serem aprimorados também foram discutidos: “Falhas pontuais no gerenciamento de alguns projetos e a burocracia foram alguns dos pontos levantados pelas empresas”, diz Roca.

Os participantes também pediram a realização de eventos semelhantes para que a Finep faça um acompanhamento frequente do desenvolvimento dos projetos.

Sobre a contratação

A Finep implementou, em 2010, as Chamadas Públicas para o Pré-Sal em dois diferentes segmentos: o MCT/FINEP/AT Infraestrutura Laboratorial para o Pré-Sal e o MCT/ FINEP/AT – Cooperação ICTs-Empresas. Essas ações visavam atender as demandas tecnológicas dos fornecedores da cadeia de Petróleo e Gás e também apoiar o desenvolvimento de empresas brasileiras para que o País fosse beneficiado com a descoberta de reservas na camada do Pré-Sal.

Os projetos foram contratados ao longo de 2011 e 2012 e se encontram em plena fase de execução.