Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Guido Mantega anuncia medidas de estímulo ao mercado de capitais na BM&FBOVESPA
fechar
Compartilhar

A BM&FBOVESPA recebeu na última segunda-feira, 16 de junho, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, em evento sobre o desenvolvimento do mercado de capitais. Em 2012, a Bolsa liderou um grupo de trabalho composto por Finep, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além de outras entidades dos setores público e privado. As instituições se uniram a fim de discutir alternativas para fomentar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) via mercado de capitais.

O grupo visitou sete países - Inglaterra, Polônia, Espanha, Canadá, Austrália, Coreia do Sul e China - para identificar quais características desses locais poderiam ser aplicáveis ao Brasil. A partir daí, foi criado um Comitê Técnico que elaborou um diagnóstico com 12 propostas para promover o desenvolvimento das PMEs; a geração de empregos; o estímulo à inovação e a criação de cultura de poupança de longo prazo.

Durante o evento, Mantega anunciou medidas de estímulo ao desenvolvimento do mercado de capitais. Além de viabilizar a capitalização das empresas de porte médio, as deliberações buscam ampliar as debêntures de infraestrutura, simplificar as transações na bolsa e atrair investidores para este mercado por meio de poupanças.