Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep promove em São Paulo workshop sobre inovação em resíduos
fechar
Compartilhar

A Finep realiza, com apoio da universidade alemã Technische Universität Braunschweig (TUBS), o Workshop Inovação em Resíduos, no dia 10 de novembro, segunda-feira, no auditório do Edifício JK Financial Center, sua nova sede em São Paulo. Serão abordados temas como o panorama atual da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além das rotas de tratamento e valorização de resíduos com maior potencial de aplicação no país. No encontro, estarão presentes os principais players brasileiros – Estre, Solví e FOXX Haztec –, além de importantes associações, como a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), que reúne as empresas mais importantes do segmento. O evento terá vagas limitadas.

O setor de resíduos vem ganhando importância na Finep desde o final de 2012, de acordo com Diego Frade, gerente substituto do Departamento de Energia e Tecnologias Limpas da financiadora (DENE): “Nossa expectativa é fechar 2014 com uma carteira de mais de R$ 500 milhões, entre projetos contratados e em análise”. A chamada valorização, que consiste em utilizar os resíduos como insumo em outras cadeias produtivas, é uma das soluções que tem sido utilizadas pelas empresas. “Temos recebido diversos projetos para reutilização dos resíduos em outros segmentos, como o de combustíveis alternativos e na geração de energia elétrica”, conta.

Um dos principais fornecedores de soluções tecnológicas para o segmento de resíduos em nível mundial, a Alemanha estará representada no debate por Klaus Fricke, diretor do departamento de Resíduos Sólidos da Technische Universität Braunschweig (TUBS), além de alguns dos mais importantes conglomerados europeus, como Eggersmann, UTV Kompostanlagen e Sorain Cecchini. “A Alemanha é um dos principais expoentes no setor e desenvolve diferentes tipos de tecnologia, sobretudo no nicho de valorização de resíduos”, ressalta Frade. Segundo ele, um dos objetivos do evento é estimular o intercâmbio entre os responsáveis pela disposição final do lixo e os fornecedores: “A cadeia de resíduos no país teve grande impulso com a publicação da Lei 12.305/10, que instituiu a PNRS, mas ainda precisa avançar bastante em relação ao paradigma tecnológico internacional. Assim, é importante estimular o contato entre as empresas brasileiras e o que há de mais sofisticado no exterior”.

Artigo setorial
Durante o workshop, será apresentado pela primeira vez ao público o artigo setorial elaborado pelo Departamento de Energia e Tecnologias Limpas da Finep. Com seis capítulos, o documento aborda, entre outros pontos, as principais características do resíduo brasileiro e as tecnologias de tratamento mais promissoras.

Inscrições e informações: workshop@finep.gov.br

Programação

9h – Credenciamento

9h30 – Painel 1: Panorama sobre o setor e tendências futuras
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE)
Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (ABETRE)
Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP)
Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb)

11h30 – Painel 2: Visão do setor empresarial sobre as diferentes rotas tecnológicas existentes
Solví
FOXX Haztec
Votorantim Cimentos
Estre

14h – Painel 3: Perspectivas tecnológicas
Technische Universität Braunschweig (TUBS)
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes)

16h – Painel 4: Principais Tecnologias disponíveis fora do país
Eggersmann
Umweltpartner Vogel AG (UTV)

Serviço
Data:
10/11/2014
Horário: de 9h até 17h30
Local: Auditório do Edifício JK Financial Center
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek 510, Itaim Bibi, São Paulo/SP