Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Embarcação apoiada pela Finep é atração na Rio Oil & Gas
fechar
Compartilhar

Uma embarcação de apoio inovadora capaz de aumentar em cinco vezes a atual produtividade de mergulhadores que realizam inspeções e manutenção de navios FPSOs (Floating Production Storage and Offloading), CRD (Coordenação de Reparo de Dutos), entre outros serviços para clientes como a Petrobras, foi apresentada nesta terça-feira (16/9), no estande da Finep na Rio Oil & Gas 2014. Apioada desde o início do ano pela financiadora, a Oceânica foi a terceira das cinco empresas que irão mostrar seus projetos no setor de Petróleo e Gás durante o evento, que acontece até quinta-feira,18/9, no Riocentro. Veja o álbum de fotos do evento.

Batizada de S-DSV, a embarcação, de 43 metros de comprimento, está em desenvolvimento e conseguirá resolver um dos maiores problemas que a Petrobras enfrenta com esses tipos de serviços: o crescente backlog. “Até pela maior exploração em áreas de águas profundas, como as do pré-sal, tem aumentado o tempo de trabalho das equipes de manutenção”, explica André Arruda, da Oceânica.

A inovação terá casco de alumínio e se movimentará através de hidrojatos, que contam com dispositivos anti-sucção. “Além de ser mais pesada, a estrutura de aço poderia se romper no caso de colisão com a plataforma, o que não seria incomum por causa do mar revolto. Além disso, para a realização de mergulhos rasos, havia necessidade de uma embarcação sem hélice”, destaca Arruda. Também será utilizado o sistema DP2, que funciona através de motores adaptáveis, capazes de manter a embarcação no mesmo lugar, já que não há possibilidade de ancoragem neste tipo de exploração.

De acordo com o executivo, “hoje não existe nenhuma embarcação como esta no mundo”. Por suas especificações singulares, o S-DSV terá menor custo operacional do que um DSV (Dive Support Vessel) tradicional. Com capacidade para 36 pessoas, além da tripulação, a inovação contará com um grande convés para facilitar o procedimento de mergulho e será capaz de realizar manobras para localizações protegidas de fortes ondas. O projeto prevê ainda a capacitação de mergulhadores da empresa, para que eles saibam como operar os chamados ROVs, robôs que são controlados remotamente.

Palestras no estande da Finep

Especializada em mergulhos, a Oceânica foi uma das empresas apoiadas pela Finep que apresentou seu projeto no estande da financiadora durante a Rio Oil & Gas, que fica localizado no Pavilhão 3 do Riocentro. Na quarta-feira, dia 17, a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) apresenta o projeto Atlanta, às 15h, e, duas horas depois, a Adest fala sobre as Telas Premium para Completação de Poços de Petróleo.