Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mostra “Candido Portinari doação Finep” é aberta e fica até novembro no MNBA
fechar
Compartilhar

Foi aberta no dia 1º de julho, com a presença do presidente da Finep, Glauco Arbix, a mostra “Candido Portinari doação Finep”, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA/Ibram/MinC). A exposição, que apresenta ao público pela primeira vez um conjunto de 65 obras restauradas do pintor, tem entrada franca e poderá ser conferida até novembro.

No último mês de janeiro, a Finep doou um valioso acervo de 222 obras ao MNBA, que passou a ser o museu brasileiro com maior número de obras de Portinari, somando 243 itens. “Aconselho a vocês que fechem e abram os olhos lentamente para conseguirem sentir essas obras de uma forma muito melhor”, disse o presidente da Finep, Glauco Arbix, aos primeiros visitantes da exposição.

A diretora do MNBA, Mônica Xexeo, destacou que a relação com a Finep começou no ano passado e que a doação das peças pela agência possibilitou ao museu “resgatar a arte brasileira e italiana”. “Começamos o namoro em julho de 2013, que foi oficializado em janeiro deste ano. Graças à parceria com a Finep, recebemos essa excepcional doação e hoje nos orgulhamos de colocar nosso acervo, de um dos principais artistas modernos que o Brasil já teve, à disposição de pesquisadores, historiadores e da sociedade”, contou Xexeo.

Para Mario Panaro, Cônsul Geral da Itália, Portinari é “o maior representante da cultura ítalo-brasileira”: “É um prazer fazer parte desta iniciativa, que é uma bela mostra do que foi o Portinari”. Também estiveram presentes no evento Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial, Andrea Abaldi, diretor do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, e Israel Pedrosa, artista que foi um dos últimos alunos de Portinari.

Antes da abertura da mostra, os presentes puderam acompanhar um concerto do pianista italiano Orazio Sciortino, realizado pelo museu em parceria com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, em homenagem a Portinari.

Confira aqui mais detalhes sobre a exposição.