Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Estudos de avaliação
fechar

Acesso à Informação

Este espaço está dedicado a disponibilizar os documentos relacionados ao processo de monitoramento e avaliação de resultados da Finep.

Estão previstas, dentre outras ações, elaboração no médio prazo de estudos para avaliação dos instrumentos de apoio em andamento (análise ex-post), conforme o Plano Trienal de Avaliações da Finep.

Plano trienal de avaliação

 

Organizado pelo FGV EESP CLEAR, o curso “Monitoramento e a avaliação de políticas públicas” desenvolve a compreensão da importância do M&A para a gestão baseada em evidências. No curso, o estudante tem contato com: fundamentos de monitoramento e avaliação, incluindo teoria da mudança e plano de monitoramento e de avaliação; indicadores para monitoramento; e avaliação de políticas, incluindo tipos de avaliação e metodologias para avaliar políticas públicas. Composto por aulas em vídeo gravadas, estudos de caso, bibliografia recomendada, exercícios e apostila formulada especialmente para o curso, o conteúdo está disponível gratuitamente na plataforma de Educação Executiva da FGV. Ao final, também é conferida uma declaração de participação os aprovados nos módulos. https://fgvclear.org/

 

Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elaborou artigo a partir de dados dos projetos da Finep, abrangendo o período de 2001 a 2022. O trabalho apresenta panorama dos programas de C,T&I para o Desenvolvimento Social, conceituando os principais temas participantes desta área e orienta melhorias para o  aprimoramento dos resultados das ações a seren implementadas pela Finep. Veja aqui o artigo.

Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social: conceitos e resultados   

Repositório do Conhecimento do Ipea: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: conceitos e resultados - (versão estendida)

 

O Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), atualmente vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, avalia políticas públicas por meio dos comitês CMAS (políticas de subsídios) e CMAG (gastos diretos), além de monitorar aimplementação das alterações em políticas públicas que são recomendadas pelo Conselho. As políticas avaliadas são selecionadas anualmente por critérios previamente determinados, a partir de Programas Finalísticos do Plano Plurianual.
 
Veja aqui, a avaliação Fomento à P&D e a Projetos Institucionais de C&T, realizado no Ciclo 2022 e publicada em agosto de 2023. Além desse estudo, são disponibilizados links para o Sumário Executivo do Relatório e para as Macrorrecomendações CMAP 2022.