Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, Lifemed - especializada em tecnologias para o setor de saúde - conclui seu Plano Estratégico de Inovação
fechar
Compartilhar

 lifemed

 

A Lifemed concluiu com êxito a execução do Plano Estratégico de Inovação (PEI) intitulado “Inovação em EMHO”, fruto do Edital de Seleção Pública Inova Saúde Equipamentos Médicos - 02/2013. Com recursos da ordem de R$ 50 milhões, sendo cerca de R$ 36 milhões recebidos através do financiamento da Finep e o restante recursos próprios, o objetivo era coordenar as ações de fomento à inovação, impulsionando o desenvolvimento e a produção de equipamentos e dispositivos médicos no Brasil; apoiando o desenvolvimento e domínio de tecnologias prioritárias para a saúde; aumentando a competitividade das empresas brasileiras; e ampliando o acesso da população a bens e serviços de saúde.

A Lifemed é uma empresa de capital 100% nacional que atua com protagonismo há mais de 40 anos no desenvolvimento de produtos, dispositivos e equipamentos médicos e hospitalares destinados ao setor de saúde. Seus produtos estão presentes em mais de 2000 hospitais brasileiros, públicos e privados, e seu portfólio é composto por soluções voltadas para monitorização e cuidados intensivos dos pacientes; infusão; desinfecção; monitoramento remoto; entre outros.

O PEI “Inovação em EMHO” trazia por premissa o desenvolvimento de equipamentos médicos hospitalares com o propósito de equipar leitos de UTI de forma integrada e permitir o apoio à tomada de decisão clínica, visando antecipar quadros graves de pacientes e reduzir erros.

A Lifemed desenvolveu e disponibilizou no mercado seis novos produtos – Central de Monitoração LIFEVIEW e Bombas de Infusão Inteligentes; Monitor Lifetouch; Monitor de Diurese; Novos Equipos; Bombas de Infusão Multicanais e Sistema de Monitoramento Remoto. Todos passaram por etapas de validação clínica, certificação e registro e foram lançados em importantes feiras do setor. Atualmente cerca de 70% do faturamento da Lifemed decorre de desenvolvimentos gerados no âmbito do PEI.

Entre os produtos, destaca-se o Lifeview, primeira Central de Monitoramento para Bombas de Infusão e Monitores Multiparâmetro do Brasil, com capacidade para 64 leitos em uma única CPU e que proporciona a visualização simultânea dos valores numéricos, traçados, tendências gráficas e numéricas de 96 horas de todos os pacientes monitorizados. Trata-se de um sistema que propicia a integração de bombas de infusão inteligentes, inclusive de outros fornecedores – aspecto bastante relevante quando se considera que o parque tecnológico brasileiro é segmentado por produtos, de forma que um mesmo leito hospitalar pode conter equipamentos de diferentes fornecedores.

A conectividade é, hoje, o principal atributo de diferenciação no setor de equipamentos médicos e a Lifemed considera que o apoio da Finep contribuiu para reposicioná-la no mercado, pois permitiu que a mesma se capacitasse para atuar como uma fornecedora de soluções voltadas para monitoramento e integração de equipamentos.

“É importante ressaltar o impacto significativo que estes investimentos tiveram no desenvolvimento de diversos produtos inovadores que estão atualmente disponíveis no mercado. Frutos do financiamento proporcionado pelo projeto EMHO e recursos próprios, esses produtos incorporam tecnologias disruptivas que representam avanços fundamentais na área da saúde. Via tais tecnologias, a Lifemed está auxiliando profissionais de saúde a fornecerem cuidados mais precisos, eficientes e personalizados aos pacientes, abrindo novas possibilidades de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças”, afirmou Franco Pallamolla, presidente da Lifemed.