Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep/MCTI disponibiliza recursos para desenvolvimento e implantação da tecnologia 5G no Brasil
fechar
Compartilhar

Linha 5G foto 

A Finep Inovação e Pesquisa, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acaba de lançar uma nova linha de financiamento reembolsável, batizada de Finep 5G, que utiliza recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), sendo voltada para o apoio ao desenvolvimento do ecossistema 5G no País.

A ação contempla duas linhas temáticas. Na Linha 1 (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 5G), o apoio será direcionado ao desenvolvimento de tecnologias para a infraestrutura 5G, e de novos produtos e serviços que serão viabilizados pela tecnologia 5G. As taxas para o financiamento oferecidas nesta linha variam entre 2,3% e 3,5% ao ano, conforme o perfil da empresa proponente, do projeto e do risco da operação.

Na Linha 2 (Redes 5G), que estará aberta à submissão de propostas após o Leilão, o apoio será direcionado à implantação dos empreendimentos vencedores da licitação das radiofrequências no Leilão 5G (inclusive mercado secundário), bem como para instalação de redes 5G privadas, desde que utilizem tecnologias nacionais. As taxas oferecidas nesta linha variam entre 2,8% e 3,5% ao ano, conforme o risco da operação.

Em ambas as linhas, o prazo de carência pode ser de até 36 meses, e o prazo total de pagamento, de até 240 meses.

Segundo o diretor de Inovação da Finep/MCTI, Otavio Burgardt, “alguns estudos têm mostrado que o 5G pode gerar um impacto positivo de mais de US$ 1 trilhão no PIB brasileiro até 2035. “Para acelerar esses resultados, a Finep/MCTI busca apoiar, com ótimas condições, a estruturação do ecossistema 5G no Brasil, focando tanto no apoio aos fornecedores nacionais de tecnologias para a infraestrutura de Telecom, como no apoio à instalação das redes 5G, desde que com a utilização de tecnologias nacionais”, afirmou o executivo. A nova linha também vai apoiar o desenvolvimento de novos serviços, dispositivos e aplicações potencializados pelas características da rede 5G, a exemplo de soluções relativas à telemedicina.

Para mais informações, acesse a página da nova linha de financiamento.