Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep/MCTI participa de eventos comemorativos dos 1000 dias da gestão do Governo Federal
fechar
Compartilhar

 mulheresinimanaus2021
(da esq. para a dir.) Marcela Monteiro Martins, da Konioca, Waldemar Barroso, presidente da Finep,
astronauta Marcos Pontes, ministro do MCTI, 
Paula Taquita Serra, da EZScience,
e Mariana Taragano, coordenadora do Programa Mulheres Inovadoras (Fotos: MCTI)

 

A Finep esteve presente em cerimônias comemorativas dos 1000 dias da gestão do Governo Federal, em ações do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ao qual é vinculada. O Governo preparou uma série eventos que celebram a data em diferentes cidades, nas cinco regiões do país, e a cidade de Manaus (AM) foi escolhida para representar a região Norte, para as entregas do MCTI.

Na quarta-feira, 29/9, o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, e o presidente da Finep/MCTI, Waldemar Barroso, participaram da entrega do prêmio Mulheres Inovadoras 2021, na região Norte. As representantes das empresas vencedoras, Paula Taquita Serra, da EZScience, e Marcela Monteiro Martins, da Konioca, receberam um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil cada. O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do MCTI para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira. Saiba mais sobre o Mulheres Inovadoras na página do programa.

"Temos no Brasil a necessidade de que as meninas se interessem pelas carreiras de ciência e tecnologia, em especial as áreas de exatas, e também fomentar o empreendedorismo. O programa Mulheres Inovadoras, conduzido junto à Finep, busca incentivar a igualdade e a entrada de empresárias nesse setor de inovação", disse o Ministro do MCTI, Marcos Pontes, na cerimônia.

presmanaus2021
O presidente da Finep, Waldemar Barroso, em sua fala durante a cerimônia

 

Segundo o presidentre da Finep/MCTI, Waldemar Barroso, "o Governo Federal e o MCTI estão alavancando o desenvolvimento das mulheres no setor de inovação. A edição do Programa Mulheres Inovadoras deste ano focou na resolução de problemas regionais e hoje temos depoimentos de gratidão pelas participantes. Ficamos muito felizes de participar desse processo", afirmou.


"Quero agradecer ao MCTI por ter nos incumbido de coordenar o Programa Mulheres Inovadoras e também às mulheres que participaram, por terem confiado no nosso trabalho. A Finep e o MCTI contaram também com uma equipe de parceiros da Rede Mulher Empreendedora, Founder Institute e Oria Capital, que acreditaram nesse projeto", disse a coordenadora do programa e analista da Finep, Mariana Taragano, durante a premiação.


taraganomanaus2021
Mariana Taragano, analista da Finep, coordenadora do Mulheres Inovadoras,
agradece ao MCTI, parceiros e participantes do Programa


No mesmo dia, houve outras ações das instituiçoes vinculadas ao MCTI, como a divulgação do projeto Pop Ciência, coordenado pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC); do programa MCTI Futuro; o lançamento de dois laboratórios do Projeto SALAS MCTI; e a premiação dos medalhistas das Olimpíadas Científicas MCTI, apoiadas pelo ministério via edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cabo Submarino

No dia 28/9, no evento da semana de celabrações em Alcântara (MA), representando a região Nordeste, o MCTI também realizou um série de entregas do ministério nesses 1000 dias de Governo. Uma delas foi a cerimônia simbólica de assinatura para contratação do cabo submarino de fibra óptica, que ligará a capital do estado, São Luís, até Alcântara. O cabo levará conexão de internet em banda larga com velocidade e estabilidade para o local, essencial para a infraestrutura do Centro de Lançamento de Alcântara. O investimento previsto para a obra é de R$ 10 milhões. Estiverem presentes o presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, vinculada ao MCTI que coordena o projeto, o ministro do MCTI, Marcos Pontes, e Adriano Lattarulo, diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, representando a Financiadora como Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).



lattarulo2021alcantara
Adriano Lattarulo, diretor da Finep, Marcos Pontes, ministro do MCTI,
e Nelson Simões, presidente da RNP, em Alcântara

 

Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações

Na sexta-feira, 1/10, o ministro Marcos Pontes esteve na sede da Finep, no Rio de Janeiro, acompanhado do presidente da Financiadora, Waldemar Barroso, para o lançamento virtual do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações.

(Com informações do MCTI)