Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Padtec assinam contratos de financiamento para o desenvolvimento de inovações em Telecomunicações
fechar
Compartilhar

 

PADTEC foto

A Finep e a Padtec celebraram no dia 7/2 a assinatura de dois contratos de financiamento, com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.

O primeiro, voltado para o desenvolvimento de Transponders Coerentes de 600 Gbps para sistemas de comunicações ópticas, temo como objetivo atender ao crescimento exponencial de tráfego de dados. Este equipamento, inovador em nível nacional, é muito superior às tecnologias atualmente disponíveis, de 200 Gbps, o que permitirá à empresa concorrer com os principais fornecedores mundiais, além de gerar benefícios à sociedade, como maior capacidade de transmissão de dados a menor custo. O TM 1200G chegará ao mercado em 2020 para atender às demandas por interconexão de datacenters com altíssimas taxas de transmissão em curtas distâncias – de até 600 Gb/s por interface óptica – e, também, em cenários de redes de médias e ultralongas distâncias com canais de 100, 200 e 400 Gb/s.

O segundo projeto contempla o desenvolvimento do Controlador de Domínio SDN (Software Defined Network), sendo também inovador no Brasil, o que permitirá que todo o comportamento da rede de transporte de dados física seja disposto de maneira virtual às operadoras de telecomunicações. Como benefícios, será possível prever falhas nos equipamentos, e otimizar a operação das redes. Isso novamente significa menor custo aos consumidores nacionais, e também maior competitividade à indústria nacional. Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, as interfaces SDN do software de gerência da Padtec permitem controlar ou programar a rede de maneira central e inteligente.

“Esses contratos foram celebrados de maneira bastante célere: um dos projetos foi assinado em 70 dias desde a entrada do projeto. Isso acompanha os investimentos que a Finep tem realizado na melhoria de seus processos e sistemas, como forma de reduzir os prazos de contratação, assim como para melhorar a experiência das empresas inovadoras”, disse Alberto Dantas, diretor de Inovação da Finep.

Segundo ele, a Padtec é uma empresa muito importante, e tem desenvolvido inovações relevantes para o segmento de Telecom no Brasil e no mundo. “A Finep ainda busca melhorar os seus processos, como forma a reduzir ainda mais os prazos internos. Há uma equipe fixa 100% dedicada a aperfeiçoar a plataforma de crédito reembolsável, sempre buscando todas as melhorias possíveis”, afirmou Dantas. A meta da diretoria é implementar, ainda no primeiro trimestre de 2020, a ferramenta de assinatura digital dos contratos. “Isso significa que 100% do processo será digital, de forma que não haverá mais papel em nenhuma etapa”, ressaltou o executivo.

Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec, destaca que a parceria de longa data com a Finep vai ao encontro do compromisso da fornecedora de investir constantemente na evolução de seu portfólio de produtos, fornecendo ao mercado soluções inovadoras e no estado-da-arte da tecnologia em sistemas de comunicação óptica. “Com essa parceria com a Finep – uma das mais importantes instituições de fomento à tecnologia e inovação no Brasil –, nosso objetivo é continuar a fomentar o desenvolvimento tecnológico nacional e a contribuir para o crescimento de um ecossistema na área de sistemas ópticos, reforçando a nossa posição de líder tecnológico nesse segmento”, destaca Nakamura.

Sobre a Padtec 

A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a empresa oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente.