Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Credenciamento de Agentes Financeiros
fechar

Apoio e Financiamento

Bancos de Desenvolvimento, Bancos Múltiplos, Cooperativas de Crédito e Agências Estaduais de Fomento, dentre outras instituições financeiras, interessados em operar de forma descentralizada os produtos de crédito descentralizado da Finep devem submeter à Finep uma proposta de credenciamento.


Os produtos de crédito descentralizado da Finep são os seguintes:

A proposta de credenciamento deve contemplar Plano de Trabalho – conforme modelo da Finep –, Demonstrativos Financeiros dos últimos três exercícios e documentação jurídica. A proposta de credenciamento a ser submetida deve ser assinada pelo representante legal do Agente Financeiro.

Clique aqui para baixar o Plano de Trabalho .

Clique aqui para acessar o conjunto de documentos solicitados e mais detalhes para a submissão da Proposta de Credenciamento.

A Finep avaliará a capacidade operacional, o plano de trabalho proposto, previsão de contratação anual, a elegibilidade do proponente, a regularidade da documentação recebida e a capacidade financeira da instituição financeira. Após aprovação da proposta de credenciamento, será assinado termo de credenciamento e emitida carta de disponibilização de recursos para concessão de crédito com o valor que poderá ser operado pela instituição financeira.

Agentes Financeiros credenciados pela Finep são responsáveis pelas atividades de fomento, análise, acompanhamento, prestação de contas e cobrança, assumindo integralmente o risco da operação de financiamento junto à Finep.

Para maiores informações, entre em contato com a Finep por meio do endereço eletrônico descentralizado@finep.gov.br.