Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. ERA-MIN 2
fechar

Internacional

 

OBJETIVO

 

O ERA-MIN 2 é um consórcio que contempla a participação da Finep junto de vinte e quatro outras Organizações Financiadoras de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular.

 

O objetivo do consórcio ERA-MIN 2 é apoiar financeiramente, por meio de recursos não-reembolsáveis (grants), projetos transnacionais de pesquisa e desenvolvimento e inovação que sejam desenvolvidos de forma conjunta porempresas e ICTs nos seguintes segmentos de matérias-primas não energéticas e não agrícolas:

 

- Metálicos;

 

- Construção;

 

- Minerais industriais.

 

O foco destes temas está voltado para o suprimento, produção, consumo, reutilização e reciclagem de matérias-primas de forma sustentável em uma economia circular.

 

A economia circular é uma economia industrial orientada para uma maior produtividade dos recursos reduzindo desperdícios e impactos ambientais ao longo de todo ciclo de vida de um produto, incluindo sua reintrodução na cadeia produtiva, seja por reciclagem ou reuso.

 

Para isto, estabelece-se esta Chamada de co-financiamento, na qual cada agência apoia a empresa / instituição de seu respectivo país, de acordo com seus próprios instrumentos de apoio.

 

PÚBLICO ALVO

 

Os candidatos considerados elegíveis para receber apoio da Finep são as empresas brasileiras ou ICTs brasileiras, observando as definições apontadas no Sumário Executivo desta Chamada.

 

A Finep apoiará propostas cujo orçamento de cada candidato brasileiro com o projeto seja de mínimo de 100 mil euros. O maior valor que será concedido para o apoio será de 375 mil euros.

 

O orçamento total disponível para esta Chamada é de aproximadamente 14,5 milhões de Euros, correspondentes à soma dos comprometimentos de fundos públicos das Organizações Financiadoras participantes. A Finep disponibilizará 750 mil Euros nesta Ação para ICTs e empresas brasileiras.

 

Edital 2018
Edital 2017