Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Prime
fechar

Apoio e Financiamento

O programa Prime - Primeira Empresa Inovadora entrou em operação no ínicio de 2009. Seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes de alto valor agregado possa consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos.

A maioria dos empreendimentos inovadores nascentes apresenta fragilidades estruturais e diversas dificuldades de desenvolvimento em sua fase inicial, porque os empreendedores e fundadores das empresas desviam-se do foco principal do negócio para dedicar-se a atividades paralelas que garantam sua sobrevivência no curto prazo.

Prime apoia a empresa nesta fase crítica de nascimento, possibilitando aos empreendedores dedicar-se integralmente ao desenvolvimento dos produtos e processos inovadores originais e à construção de uma estratégia vencedora de inserção no mercado.

A visão propulsora do Prime é proporcionar uma mudança de patamar quantitativo e qualitativo dos programas de fomento da Finep, contemplando cinco mil empresas nascentes voltadas a novos produtos, serviços e processos de elevado valor agregado, em todas as regiões. Este conjunto de empresas será uma alavanca essencial para o desenvolvimento do País nos próximos anos.


Saiba mais sobre o Prime

Parcerias estratégicas

Prime baseia-se em Convênios de Cooperação Institucional a serem firmados entre a Finep e operadores descentralizados para atender uma grande demanda das empresas nascentes por recursos desta natureza em todas as regiões do País.

Em virtude da complexidade, abrangência e dos custos inerentes à infraestrutura necessária para operar um programa nacional desta envergadura, torna-se evidente a necessidade desta cooperação institucional entre a Finep e parceiros regionais.

Os operadores descentralizados serão entidades com credibilidade e capacidade comprovada de atuação no apoio a empreendimentos inovadores nascentes.

Os primeiros operadores descentralizados são:

Cietec (SP)
FVE/Univap (SP)
Biominas (MG)
Fumsoft (MG)
Coppe/UFRJ (RJ)
Instituto Gênesis (RJ)
BioRio (RJ)
Celta (SC)
Instituto Gene (SC)
PUC/Raiar (RS)
Faurgs/CEI (RS)
Cide (AM)
Parque Tecnológico da Paraíba (PB)
Cesar (PE)
Cise (SE) 
FIPASE (SP)

 

O kit PRIME

Cada empreendimento contemplado fará jus a recursos de Subvenção Econômica de R$120 mil para custear recursos humanos qualificados e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídico, financeiro, certificação e custos, entre outros, durante 12 meses.

As empresas que atingirem as metas estabelecidas nos planos de negócios poderão candidatar-se a um empréstimo do Programa Juro Zero.

As empresas beneficiárias do Prime também poderão ser alavancadas por outros programas da Finep, em especial o programa INOVAR Semente.

Com isso pretende-se assegurar um apoio continuado com diferentes instrumentos disponibilizados pela Finep, facilitando o crescimento acelerado e a consolidação das empresas.

 

Elegibilidade e instrumentos

Serão elegíveis as empresas nascentes com até 24 meses de existência que apresentem um elevado conteúdo de inovação em seus produtos ou serviços e um Plano de Negócios que indique um evidente potencial de crescimento e um conjunto de desafios e metas viáveis.

Os empreendedores candidatos ao Prime devem participar de um programa de capacitação em empreendedorismo e gestão de negócios especialmente desenhado para esta finalidade.

 

Mais informações

Veja a matéria de capa da revista Inovação em Pauta nº6 com balanço da primeira rodada do Prime