Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sirius
fechar

A Finep

 

 

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, LNLS, está construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. O Sirius abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.

O superlaboratório terá 68 mil m² em um terreno de 150 mil m² junto ao campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), onde está instalado o Polo II de Alta Tecnologia. A área total equivale a 21 campos de futebol. O projeto ganhou o nome de Sirius em referência a uma estrela de grande brilho localizada na constelação de Canis Major.

Quando inaugurado – previsão para 2018 –, o Sirius assumirá a liderança mundial de síncrotrons e o Brasil será uma referência entre os laboratórios mundiais. A Finep, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tem apoiado o desenvolvimento do Sirius por meio de editais, totalizando quase R$ 100 milhões.