Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Aparelho de Amplificação Sonora
fechar

A Finep

A WaveTech, startup de Florianópolis (SC) especializada em engenharia de saúde auditiva, desenvolveu o primeiro Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), conhecido popularmente como aparelho de surdez, que não utiliza fios na integração de suas partes. O projeto contou com apoio de R$ 600 mil da Finep, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).


Os AASIs são dispositivos eletrônicos que captam e amplificam as ondas sonoras, reproduzindo os sons de forma adaptada ao grau de deficiência de cada usuário. Além de trazer conforto aos deficientes auditivos, a tecnologia nacional pioneira é importante para tornar o Brasil mais competitivo no mercado de fabricação de AASIs. Atualmente, a cadeia de produção no País se limita basicamente à montagem, já que a maioria dos componentes é importada. 

Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Desse total, dois milhões apresentam deficiência severa, o que inclui a surdez.