Reúso de água em irrigação ornamental no Distrito Federal: avaliando esgotos sanitários tratados em estudos com Dália Anã Sortida




:: Instituição

A Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal e foi criada em 1961, sob o regime de fundação. A Faculdade de Tecnologia reúne atualmente os Departamentos de Engenharia Mecânica, Florestal, Elétrica, e de Engenharia Civil e Ambiental, todos com cursos de graduação e de pós-graduação.

O Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília foi criado em 1964, e o reconhecimento do curso de graduação em engenharia civil deu-se em março de 1973. O Departamento de Engenharia Civil e Ambiental oferece o curso de graduação em Engenharia Civil e possui quatro programas de pós-graduação, que ofertam cursos de mestrado e de doutorado (Transportes Urbanos, Estruturas, Geotecnia, e Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos).

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília abrange as áreas de conhecimento de saneamento, engenharia sanitária, engenharia ambiental, e engenharia de recursos hídricos. As linhas de pesquisa envolvidas pelo Programa de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos são: Modelagem em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos; Tratamento de Água e Águas Residuárias; Saneamento Básico e Ambiental; Avaliação e Controle Ambiental; Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental; e Hidrologia Subterrânea.

O Instituto de Química da Universidade de Brasília iniciou suas atividades em 1962. O Programa de Pós-Graduação em Química foi iniciado com o Mestrado em 1974 e o de Doutorado em 1991. O Instituto de Química tem contribuído significativamente para a produção científica e formação de pessoal nas áreas de Síntese Orgânica, Controle Biológico, Produtos Naturais, Química dos Metais de Transição e Química Analítica incluindo as questões ambientais. São mais recentes as contribuições em Espectroscopia Molecular, Bioquímica Analítica, Modelagem Molecular e Novos Materiais, com projetos direcionados aos campos da síntese e caracterização de Fluidos Complexos, Polímeros Orgânicos e Catalisadores.

Subir
 

:: Resumo do Projeto

O projeto de pesquisa tem por objetivo principal determinar os efeitos provenientes do emprego de efluentes de estações de tratamento de esgotos para fins de irrigação paisagística.

O estudo envolve a utilização de unidades experimentais de cultivo de flores da espécie Dahlia pinnata, sob condições controladas, irrigadas com águas residuárias municipais tratadas em diferentes níveis, ou provenientes de diferentes processos de tratamento, tendo em vista avaliar as conseqüências do reúso de água para a água subterrânea, para o solo e para as plantas, em termos de matéria orgânica, nutrientes, metais, compostos orgânicos recalcitrantes, e microrganismos patogênicos.

A metodologia de pesquisa baseia-se em um experimento piloto que consiste em uma simulação controlada da realização do reúso de água para fins paisagísticos, empregando um sistema de irrigação com águas residuárias municipais submetidas a diferentes tipos e níveis de tratamento (efluente primário, efluente secundário e efluente terciário da ETEB-Norte - Estação de Tratamento de Esgotos de Brasília - Asa Norte, efluente do Reator "UASB simplificado" e efluente das lagoas de estabilização da ETE-Paranoá, na cidade do Paranoá, DF). Para servir como testemunha, serão utilizadas unidades irrigadas com água potável e com água proveniente do lago Paranoá. Cada tipo de irrigação envolve cinco repetições, além de que a pesquisa observará seis ciclos de plantio subseqüentes.

Cada unidade experimental consiste de um recipiente de fibra de vidro de formato circular em planta, cada um com um volume de 500 litros e contendo um sistema de drenagem, ligados a uma saída no fundo com registro de vedação, o que permite a amostragem da água drenada. O controle da irrigação é feito por meio de tensiômetros instalados nas unidades experimentais, de forma que as necessidades hídricas da planta são sempre satisfeitas.

Durante o desenvolvimento dos cultivos, serão acompanhadas as alterações nas plantas, no solo e na água percolada, dando ênfase ao eventual processo de acumulação de metais tóxicos e algumas moléculas complexas recalcitrantes. Será investigada, também, a tratabilidade dessas moléculas.


Figura 1 - Unidade experimental de reúso em irrigação ornamental


Figura 2 - Variedades da Dahlia pinnata irrigadas com efluente
primário do tratamento de esgotos sanitários


Universidade de Brasília - UnB
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - ENC
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos - PTARH
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte - Brasília - DF CEP: 70910-090
Tel.: (61) 307-2304 Ramal 30 / (61) 307-2144
E-mail: maasouza@unb.br