Estabilização de Lodos de Estações de Tratamento de Esgotos Utilizando Reatores Anaeróbios Seqüenciais (RAS)




:: Instituição

A Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, criada em 1966, com sede na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, é uma entidade autárquica Estadual, com autonomia didático-científica, administrativa, financeira e disciplinar.
A UNICAMP oferece cerca de 57 cursos de graduação em diversas áreas, 223 cursos de pós-graduação em diversas áreas de concentração, sendo vários deles classificados entre os melhores do país segundo avaliações periódicas realizadas pela CAPES. Os cursos de pós-graduação da UNICAMP têm por objetivo a produção científica, tecnológica, cultural e artística na formação de pesquisadores e profissionais de alto nível. Atualmente, a Universidade conta com cerca de 11.000 alunos de graduação e 10.000 alunos de pós-graduação. A maioria dos graduandos vêm do Estado de São Paulo enquanto que os pós-graduandos provêm, na sua grande maioria, dos demais estados brasileiros. O corpo docente inclui cerca de 2.000 professores.

A Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) foi criada em 1985 e atua nas áreas de Água e Solo, Construções Rurais, Máquinas Agrícolas, Planejamento e Produção Agropecuária e Pré-Processamento de Produtos Agropecuários. Conta com quase duas dezenas de laboratórios de ensino e pesquisa, além de Campo Experimental.

A FEAGRI conta com Laboratório de Saneamento dotado de equipamentos para realização de ensaios e análises físicas, químicas e microbiológicas de águas de abastecimento e águas residuárias, entre outras, utilizado para ensino e pesquisa de graduação e pós-graduação. Oferece os cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado, credenciados pela CAPES. O curso de Mestrado é oferecido pela FEAGRI desde 1978 e o de Doutorado desde 1993, nas seguintes áreas: Água e Solo, Construções Rurais e Ambiência, Máquinas Agrícolas, Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável e Tecnologia Pós-Colheita.

A área de Água e Solo abrange as seguintes linhas de pesquisas: Impactos da Tecnologia da Irrigação, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Qualidade de Solos Agrícolas, Aplicações de Parâmetros Agroclimáticos, Qualidade de Água e Gerenciamento, Tratamento e Aproveitamento de Resíduos. Podemos destacar a realização de pesquisas em temáticas ligadas à Saneamento Rural, Tratamento de Águas Residuárias, Digestão Anaeróbia, Manejo de Resíduos Agroindustriais e Uso Agrícola de Resíduos.

A Faculdade de Engenharia Civil (FEC), foi criada em 1969 e dispõe atualmente de diversos laboratórios nos cinco departamentos, que cobrem as grandes áreas de formação, e são eles: Saneamento e Ambiente, Hidráulica, Hidrologia, Física de Solo, Construção Civil, Conforto Térmico e Acústico, Informática, Mecânica de Solos e Estradas, Topografia e Geodésia. Na Pós-Graduação, a FEC tem programa de mestrado nas áreas de Saneamento e Ambiente, Recursos Hídricos, Estruturas, Transporte e Edificações e está em processo de credenciamento o programa de doutorado em Saneamento e Ambiente e Recursos Hídricos.

O Laboratório do Departamento de Saneamento possui infra-estrutura para realizar diversos ensaios e análises físicas, químicas e microbiológicas de águas de abastecimento (rios, lagos, poços artesianos) e águas residuárias entre outras; é utilizado para ensino e pesquisa de graduação e pós-graduação, além da prestação de serviços à comunidade.



:: Resumo do Projeto

Este trabalho propõe a implantação e avaliação de um sistema constituído de reatores anaeróbios seqüenciais (RAS) para a estabilização de lodos originários de decantadores primários e secundários de uma estação de tratamento de esgotos convencional (filtros biológicos). Os principais objetivos deste trabalho consistem em realizar estudo comparativo da estabilização de lodos utilizando reatores anaeróbios seqüenciais e digestor anaeróbio convencional de câmara única, determinar parâmetros de projeto e otimizar procedimentos operacionais dos sistemas estudados. O experimento está sendo desenvolvido na estação de tratamento de esgotos ETE-Carioba, da cidade de Americana-SP. As instalações estão localizadas junto a essa ETE, ao lado da estação elevatória, onde os lodos primários e secundários são misturados e bombeados para um digestor anaeróbio convencional, na própria ETE.

A instalação piloto de tratamento, ilustrada na Figura 1, é constituída por uma caixa de equalização, com volume de 2.500 L, que alimenta 03 sistemas de reatores anaeróbios. O primeiro sistema (A), é constituído de cinco reatores anaeróbios seqüenciais (RAS) com 1.000 L de volume cada um, com recirculação do sobrenadante do quinto para o primeiro reator, sendo a mistura, neste sistema, promovida por bombas de recirculação instaladas em cada um dos reatores. O segundo sistema (B) também é constituído de cinco reatores anaeróbios seqüenciais (RAS), com configuração semelhante ao sistema A, sendo a mistura, neste sistema, promovida por misturadores mecânicos instalados em cada um dos reatores. Finalmente o terceiro sistema (C) é constituído apenas de um reator anaeróbio de câmara única, com capacidade de 5.000 L, provido de um misturador mecânico para manter homogêneo o seu conteúdo. Em todos os reatores dos três sistemas, o fluxo é ascendente, ou seja, o afluente de cada reator é introduzido próximo ao fundo e o efluente é coletado na parte superior do reator. Detalhes da instalação experimental estão mostrados nas Fotos 1 e 2.



Figura 1 -
Esquema da instalação piloto com os pontos de amostragem.












Foto 1 -
Vista geral do experimento implantado na ETE - Carioba em Americana / SP.

Os sistemas serão operados em quatro etapas. Uma etapa preliminar para ajustes e equilíbrio dos sistemas e três etapas subsequentes operando com tempos de detenção hidráulica (TDH) de 30 dias, 20 dias e 10 dias respectivamente.

Com a avaliação dos três sistemas propostos neste estudo, pretende-se desenvolver tecnologia simplificada para a estabilização de lodos gerados em Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários, utilizando reatores anaeróbios seqüenciais (RAS), incluindo determinação de parâmetros de projeto e otimização de procedimentos operacionais.













Foto 2 -
Detalhe das instalações experimentais.


Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI
Caixa Postal 6011 CEP 13083-970 Campinas - SP
Tel.:(19) 3788-1035
e-mail: durval@agri.unicamp.br