Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep acaba de lançar seção do Programa de Integridade em seu portal. Conheça os detalhes!
fechar
Compartilhar

 programadeintegridadesite

Em 10/11/2020, a Diretoria Executiva da Finep aprovou divulgação do Programa de Integridade da Finep no site da empresa, junto com documento que consolida informações para conhecimento dos colaboradores e do público externo.

O Programa de Integridade da Finep foi desenvolvido em observância ao arcabouço regulatório direcionado ao fortalecimento da integridade, da ética, dos controles internos, da governança corporativa e das ações de combate à fraude e à corrupção. Os principais referenciais considerados são o Estatuto Jurídico das Empresas Estatais (Lei n. 13.303/2016 e seu regulamentado), e a Lei n. 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção Brasileira, regulamentada pelo Decreto n. 8.420/2015, além de referenciais publicados pela CGU.

O documento que acaba de ser aprovado objetiva oferecer aos leitores, colaboradores e sociedade de maneira geral informações sobre o histórico, as bases nas quais o Programa se fundamenta, bem como as ações adotadas pela Finep para o fortalecimento do Programa. 

Rosilene Matos, Superintendente da Área de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos, diz que "a divulgação do Programa de Integridade da Finep para a sociedade demonstra o compromisso da empresa e fortalece a imagem institucional. Estamos muito felizes com esse importante passo dado pela Finep”.

Acrescenta ainda que “o bom andamento das ações do Programa depende do compromisso de cada um dos colaboradores e do apoio permanente da Alta Administração e, no caso da Finep, o bom relacionamento entre o DCOI, responsável pela gestão do Programa, com as unidades responsáveis pela Gestão de Pessoas, Gestão de Riscos, Jurídico, Auditoria Interna, Correição, Comunicação e Educação Corporativa, além da parceria constante com a Comissão de Ética e a Ouvidoria tem se mostrado como um grande diferencial em prol das ações do Programa”.

Para Cristina Sodré, gerente do Departamento de Conformidade e Integridade, "embora o Programa de Integridade já esteja sendo executado na Finep há alguns anos, sentimos a necessidade de traduzi-lo em um documento que pudesse ser acessado por diversos públicos, sobretudo o externo, com o qual nos relacionamos ou iremos nos relacionar, e também para aqueles com os quais temos o dever de prestar contas”, afirma.