Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Economia para todos: startup carioca disponibiliza serviço de consultoria eletrônica em eficiência energética para empresas e residências
fechar
Compartilhar

 

EnGuia SITE

 

Você sabia que uma enguia pode emitir uma descarga elétrica de até 600 volts? Inspirada nesse fascinante animal, a startup EnGuia, do Rio de Janeiro, oferece consultoria eletrônica em eficiência energética para pequenos consumidores (pequenas e médias residências) e empresas de todos os portes. Ela é uma das 21 selecionadas do Programa Mulheres Inovadoras, uma iniciativa da Finep, Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações.

Com o Plano Personalizado de Redução de Consumo da EnGuia, o cliente pode entender sua conta de energia, atingindo uma economia de até 35%, e saber como priorizar seus investimentos em eficiência energética. Dessa forma, a empresa tem um compromisso com a redução das emissões e impactos ambientais, além do crescimento econômico e conforto e bem-estar social. O diferencial inovador do empreendimento é disponibilizar um produto para diversos mercados (clientes diretos) e uma infinidade de usuários, garantindo, assim, acessibilidade a todos os públicos.

“A EnGuia surgiu em resposta a um problema que frequentemente batia à porta de todos. Consumidores estavam incomodados com a conta de energia, mas não conseguiam pagar pelo atendimento presencial de uma consultoria. O desafio era construir uma ferramenta eletrônica que fosse capaz de fazer esse serviço de maneira personalizada, digitalizada e em tempo real, de acordo com as características de cada imóvel. Os pequenos imóveis foram os primeiros e hoje a calculadora é capaz de atender aos mais variados tipos e portes de estabelecimentos comerciais ou residenciais”, explica a co-fundadora e CEO da startup, Rosana Maria Vidal Correa.

Arquiteta e executiva formada pela UFRJ, com MBA em Gestão de Projetos, Rosana Correa empreende desde 1999 e em 2005 fundou a Casa do Futuro, após ter o projeto selecionado para ser incubado no Instituto Nacional de Tecnologia. A empresa se tornou a primeira do estado do Rio de Janeiro a prestar serviços de consultoria em sustentabilidade na construção civil.

Mulheres Inovadoras

A EnGuia foi uma das 21 empresas selecionadas para a fase de mentoria do edital Mulheres Inovadoras, uma parceria da Finep, do MCTI e da prefeitura do munícipio de São Paulo, que tem como finalidade apoiar o empreendedorismo feminino, procurando utilizar a experiência das instituições na formulação de políticas, coordenação de programas e aporte de recursos para o apoio a empresas nascentes inovadoras e de base tecnológica.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio de parcerias engajadas em alavancar a participação feminina no empreendedorismo, como a RME - Rede Mulher Empreendedora, Adesampa e Founder Institute.