Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto financiado pela Finep gera livro sobre tratamento de esgoto
fechar
Compartilhar

Resultado de imagem para screenshot

Um projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela Finep com mais de R$ 7,3 milhões, a Rede Nacional de Tratamento de Esgotos Descentralizados (RENTED), foi inspiração para a elaboração de um livro.

“Caracterização, Tratamento e Gerenciamento de Subprodutos de Correntes de Esgotos Segregadas e Não Segregadas em Empreendimentos Habitacionais”, sob coordenação do Prof. André Bezerra da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como principal objetivo, a partir da intenção dos integrantes da Rede, apresentar alguns dos resultados alcançados no âmbito da RENTED e gerar um manual prático com foco em sistemas descentralizados de tratamento de esgotos.

A RENTED, iniciada em 2012 e concluída em abril de 2018, foi um projeto que desenvolveu sistemas locais e descentralizados de manejo de águas residuárias de origem doméstica, incluindo aspectos de sustentabilidade e de gerenciamento de subprodutos líquidos, sólidos e gasosos. A ideia da construção de um livro a partir dos resultados das pesquisas foi baseada na necessidade de disseminação dos conhecimentos obtidos pelos participantes, com o intuito do mesmo ser utilizado nas aulas das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como para companhias de saneamento, prefeituras, órgãos governamentais e empresas desse enfoque.

Além dos financiamentos, a pesquisa teve a participação de diversas universidades, entre elas a UFC, UFMG, UFSM, UFSC, UEPB, UFBA, USP, UFAL, UnB, UFPE, UFPA, UFMS e UFES, sendo a Universidade Federal do Ceará a principal executora. Confira outras publicações surgidas a partir do PROSAB.