Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep, Glauco Arbix, é destaque no jornal Valor Econômico
fechar
Compartilhar

O jornal Valor Econômico publicou nesta sexta-feira, dia 30/1, entrevista com Glauco Arbix, presidente da Finep. O sociólogo afirma que para fazer "cócegas" na taxa de investimento, o volume de recursos aplicado pelo Brasil em inovação tem de dobrar nos próximos quatro anos. Arbix avalia também que o gasto público nesta área - sem considerar a participação do setor empresarial - teria de passar dos R$ 25 bilhões aplicados entre 2011 e 2014 para algo próximo de R$ 50 bilhões ainda neste quadriênio. 

A matéria registra que, para o presidente da Finep, paciência e continuidade são as palavras-chave de qualquer política de pesquisa e desenvolvimento. Por isso, mesmo diante do ajuste fiscal que está sendo executado pela nova equipe econômica, Arbix defende que o financiamento e a subvenção ao desenvolvimento de novas tecnologias sejam preservados e aponta este como o melhor caminho para a recuperação da indústria nacional. Ao ser questionado se a inovação é um caminho incontornável para a recuperação da indústria, Arbix afirma: "Sem a menor dúvida. Ou a gente dá um choque de inovação, ou a gente vai ficar para trás".

Entre outros assuntos, Arbix avaliou os resultados do último quadriênio. ”Nós conseguimos ampliar o orçamento público da Finep em mais de quatro vezes em relação ao volume aplicado no biênio 2009-2010". 

Confira aqui a reportagem completa.