Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. RoboDeck: plataforma universal para pesquisa e educação
fechar
Compartilhar

Um novo robô, com tecnologia brasileira, já está disponível no mercado. Trata-se de uma plataforma aberta que pode ser programada para a realização de atividades variadas, sobretudo na área de pesquisa e educação. Este é o conceito do RoboDeck, desenvolvido há dois anos, apoiado pela Finep. O modelo é capaz de se adaptar a projetos de alunos e professores. “Com este robô, você pode, por exemplo, empreender um sistema de segurança confiável”, diz Célio Camargo, Coordenador de Projetos da Cientistas Associados. O preços dos kits do RoboDeck vai de R$ 3 mil a R$ 35 mil, dependendo da configuração e do modelo do produto.
 
Tal variação no custo, segundo os pesquisadores, está relacionado ao acréscimo das ferramentas que permitem a adaptação a várias funções. “Ele também pode ser indicado para monitoramento áreas de risco em indústrias petroquímicas e usinas de geração de energia, como nuclear e termelétrica”, completa Camargo.
 
A empresa Extreme Robot, que comercializa o aparelho, já tem encomendas para 2010 de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa. Apesar do foco em pesquisa e educação, outras empresas podem se interessar pela plataforma universal do RoboDeck e, a partir dela, buscar novas aplicações.
 
Constituído por um hardware básico – formado pelos componentes principais – e um hardware opcional, este com módulos como câmera, placa de alta performance e outros dispositivos que podem ser acoplados, o robô permite controle remoto até mesmo via smartphone ou funciona de forma autônoma para a realização de tarefas predeterminadas.
 
Com a disseminação de softwares livres no Brasil, o RoboDeck é adaptável, por exemplo, tanto ao Windows quanto ao Linux, o que permite sua configuração para cada pesquisa. Nos módulos opcionais, pode-se acrescentar placa de alta performance com Linux embarcado, que possibilita comunicação por meio de tecnologias como wi-fi ou bluetooth, garras mecânicas e motores de direção.

Na edição de nº 7 da Revista Inovação em Pauta, a matéria de capa tratou dos investimentos da Finep em robótica. Veja aqui a reportagem.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.