Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Divulgados resultados das chamadas públicas do Sibratec
fechar
Compartilhar

Acabam de ser divulgados os resultados das duas chamadas públicas do Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia - lançadas este ano. As chamadas selecionaram as instituições que integrarão as Redes de Extensão Tecnológica e as Redes de Prestação de Serviços Tecnológicos do Sibratec. Os recursos serão originários do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)/Fundos Setoriais.
 
O resultado da primeira chamada traz as instituições selecionadas para a formação de Redes de Extensão tecnológica. São elas: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro; núcleo regional do Instituto Euvaldo Lodi, na Bahia; Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc); Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec); Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); e Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).
 
O foco da primeira chamada pública é promover a assistência técnica especializada ao processo de inovação, em todos os seus aspectos, por meio de arranjos de instituições para, entre outras coisas, ampliar e facilitar o acesso das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) às informações e aos conhecimentos disponíveis nos institutos de pesquisa tecnológica (IPTs) e nas instituições científicas e tecnológicas (ICTs). Unidades móveis voltadas para a melhoria de processos produtivos e assessoria para adaptação de produtos de MPMEs com vistas à exportação são alguns dos tipos de atendimento contemplados.
 
O resultado da segunda chamada teve 535 propostas de adesão aceitas. Oitenta e oito instituições de pesquisa e 289 laboratórios fazem parte dessas propostas. O objetivo é dessa chamada é selecionar instituições para integrar as Redes de Prestação de Serviços Tecnológicos, que devem ser estruturadas até março de 2009.

As Redes de Serviços Tecnológicos tem como objetivo apoiar prioritariamente as MPMEs quanto à prestação de serviços de metrologia, normalização e avaliação de conformidade visando à superação de exigências técnicas para o acesso a mercados, assim como para atender demandas estratégicas do País.
 
Saiba mais sobre o Sibratec
 
O Sibratec foi criado pelo Decreto nº 6.259, de 21 de novembro de 2007, e complementado pela Resolução do Comitê Gestor SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008, para atender às demandas específicas de setores empresariais e estratégicos do País, estabelecidas no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 (PACTI) e na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Últimas Notícias

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.