Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. PUC-RS apresenta projeto inédito de energia solar
fechar
Compartilhar

Uma nova tecnologia para geração de eletricidade a partir da energia solar, inédita na América do Sul, será apresentada no dia 17/12, na PUC-RS, em Porto Alegre. Trata-se da entrega formal às empresas parceiras dos 200 módulos fotovoltaicos desenvolvidos e fabricados na planta-piloto do Núcleo Tecnológico de Energia Solar (NT-Solar), instalado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Física, no Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS (Tecnopuc). O projeto obteve cerca de R$ 6 milhões em recursos da Finep, Petrobras, CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) e Eletrosul . 
 
A energia solar fotovoltaica é a forma de produção de energia elétrica que menos afeta o meio ambiente. Os módulos, formados por 36 células solares, captam a luz solar e a transformam em energia elétrica. Além da vantagem ambiental, a tecnologia pode ser utilizada em locais remotos, sem acesso à rede de eletricidade, de maneira simples e com baixo custo.
 
Em diversos países, o uso da energia solar fotovoltaica está em pleno crescimento. Segundo dados da equipe do NT-Solar, a indústria de módulos fotovoltaicos vem crescendo a taxas de 40% a 69% ao ano e é hoje a forma de produção de energia elétrica que mais cresce no mundo. Em 2007, por exemplo, a produção mundial de energia em módulos fotovoltaicos foi equivalente a quase um terço da potência de Itaipu. “Dito de outro modo, a cada dois anos geramos uma Itaipu a partir da luz do sol”, afirma o professor Adriano Moehlecke, um dos coordenadores do projeto, junto com a professora Izete Zanesco.
 
Na ocasião, será também inaugurado o laboratório 96H no Tecnopuc, onde está localizado um simulador solar para certificar módulos fotovoltaicos, segundo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, e Qualidade Industrial (Inmetro).

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.