Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Prêmio Finep de Inovação será lançado no dia 29/5 em Recife
fechar
Compartilhar

O Nordeste é a próxima região da agenda de lançamentos do Prêmio Finep de Inovação. No dia 29/5 acontece evento em Recife (PE), na sede da FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, com palestra aberta do cientista Silvio Meira. No dia 4 de junho é a vez da região Norte, com lançamento em Palmas (TO).
 
As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro pelo site www.finep.gov.br/premio. Os vencedores concorrem a R$ 29 milhões em financiamentos pré-aprovados. O Prêmio Finep acontece em etapas regionais e seus vencedores concorrem posteriormente na etapa nacional. Os interessados podem participar nas categorias Micro/Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa (esta só em nível nacional), Instituição de Ciência e Tecnologia e Tecnologia Social. Além dessas, há ainda a categoria especial Inventor Inovador, selecionada na base do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

A etapa regional Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação foi lançada durante a abertura do V Congresso Mato-Grossense de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, em Cuiabá (MT), na quarta (27/5). A secretária adjunta Adriana Costa, representando Chico Daltro, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, destacou a presença estadual na premiação. “Em 2008, dos 12 troféus concedidos pela Finep a projetos inovadores desenvolvidos na região, Mato Grosso recebeu sete”. Segundo ela, a meta para este ano é manter as conquistas anteriores e aumentar a participação de médias empresas e instituições de ciência e tecnologia.
 
Para Gelson Albuquerque, assessor da Finep que representou no evento o presidente da Financiadora, Luis Fernandes, o desafio é continuar vendo a região crescer. “Mato Grosso se tornou destaque regional e nacional em termos de inovação, o que pode ser demonstrado pelo reconhecimento conquistado no Prêmio Finep”.
 
A importância de investir no conhecimento científico e tecnológico para promover o desenvolvimento regional foi destacada pelo presidente da Fapemat – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, João Carlos Maia. Para ele, o Prêmio Finep é também um instrumento de fomento. “Com ele estamos identificando uma série de projetos e pesquisadores trabalhando no estado”, disse.  Lembrando do potencial brasileiro na área, afirmou que não o estamos protegendo adequadamente, o que poderia ser demonstrado pelo ainda baixo número de patentes brasileiras. “E não podemos perder de vista que a proteção intelectual gera recursos”, disse.
 
O lançamento contou com a presença de alguns ganhadores de anos anteriores, interessados nas novidades da edição 2009. Um deles é Alexandre Costa, CEO da goiana PCTEL, vencedora da categoria Pequena Empresa em nível regional e nacional em 2005. A visibilidade proporcionada pelo Prêmio Finep foi destacada por ele. “O nome da minha empresa circulou por todo o país”, conta. Alexandre diz que a exposição e os contatos feitos  acabaram ajudando inclusive em uma nova atividade que assumiu: ele se tornou presidente do conselho temático FIEG Jovem, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.