Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Novo programa estimula parcerias iberoamericanas para inovação
fechar
Compartilhar

O Brasil é um dos países à frente de uma nova iniciativa internacional que promete agitar o panorama da inovação tecnológica nos 21 países iberoamericanos. Com início de operação previsto para o primeiro semestre de 2010, o programa provisoriamente chamado de Iberoamerica Inova pretende estimular a atuação colaborativa em projetos de inovação tecnológica entre empresas da região. 
 
Brasil, Espanha e Portugal foram os países proponentes. Também participarão do Programa:Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.BR> 
A ideia é que o programa seja desburocratizado e não gere a criação de nenhum órgão novo, mas sim que aproveite e otimize as sinergias e complementaridades que já existem entre os Sistemas Nacionais de Inovação dos países que o compõem, elevando o nível competitivo das empresas. O secretariado técnico será exercido de forma rotativa pelas agências de inovação participantes, que se revezarão a cada cinco anos. A Finep será a primeira a ocupar a posição.
 
A proposta do programa foi apresentada aos chefes de Estado e de Governo participantes da XIX Cimeira Iberoamericana, realizada em Portugal entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2009. Na ocasião foram acordadas as diretrizes do plano de ação, que destaca o apoio a Pequenas e Médias Empresas e a contribuição para um modelo de apropriação social e econômica do conhecimento de forma mais equilibrada no âmbito das sociedades iberoamericanas, além de também contemplar ações de integração de gênero e etnia de maneira transversal em todo o programa.

Últimas Notícias

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.