Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Gafieira Portátil apresenta choro no Instrumental Finep dia 3/12
fechar
Compartilhar

O Instrumental Finep do dia 3 de dezembro traz a Gafieira Portátil ao Espaço Cultural Finep, às 18h30, com entrada grátis. O grupo é formado por alunos e professores da Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro. Sob regência da Naomi Kumamoto, professora da Escola, a Gafieira apresentará repertório com obras de Pixinguinha, Radamés Gnattali, Cristovão Bastos, Mauricio Carrilho e Guerra Peixe. Na formação básica da Gafieira, os músicos tocam violão, contrabaixo, bateria, percussão trombone, trompete, saxofones, clarinetes e flautas.
 
A Escola Portátil de Música foi criada por músicos de choro em 2000, e começou com cerca de 50 alunos na Sala Funarte, no Rio. Hoje, no campus da Uni-Rio, são 23 professores e cerca de 600 alunos de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, acordeom e canto. A formação musical oferecida pela Escola é completa - com aulas teóricas e práticas -, e oferece ao aluno formado a possibilidade de trabalhar dentro de qualquer estilo musical, não apenas do choro. A EPM é coordenada pelos músicos e professores Mauricio Carrilho, Pedro Aragão e Luciana Rabello.
 
Uma das mais antigas músicas populares urbanas em atividade, o choro surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro, a partir de influências diversas, e rapidamente se espalhou por todo o País. Foi a grande escola de importantes músicos brasileiros, e matéria-prima de compositores que estruturaram a música brasileira, inclusive a de concerto, como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Guerra-Peixe.
 
 
Programa do dia 3/12:
 
Bangu (Mauricio Carrilho)
Remexendo (Radamés Gnattali)
Canto do Rio (Mauricio Carrilho)
Gafieira suburbana (Cristovão Bastos)
Moacirsantosiana 5 (Mauricio Carrilho)
Benguelê (Pixinguinha)
Yaô (Pixinguinha)
Tereré (Guerra-Peixe)
Deu-se a melódia (Guerra-Peixe)
Chorinho pra você (Severino Araujo)
Amoroso (Garoto)
Arranca toco (Meira)
Pro Meira (Mauricio Carrilho)
Zanzando em Copacabana (Radamés Gnattali)
Dando Topada (Pixinguinha)
 
Espaço Cultural Finep (180 lugares)
Praia do Flamengo, 200, Pilotis
Flamengo, Rio de Janeiro
www.finep.gov.br
espacocultural@finep.gov.br
(21) 2555-0717 / 2555-0615


 
 
 
 
 

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.