Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Brasil ganha prêmio inédito nos EUA
fechar
Compartilhar

O Brasil acaba de conquistar pela primeira vez a premiação máxima na competição Idea to Product (Da Idéia ao Produto), que acontece anualmente desde 2001 e é realizada nos Estados Unidos. O projeto vencedor é um processo que transforma cerâmica comum em importante instrumento para controle de infecção hospitalar, por meio de um método mais simples e mais barato que o usual. Desenvolvido pelo grupo de pesquisa interdisciplinar Nanoita, formado dentro da incubadora tecnológica vinculada à UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), ele contou com apoio de R$ 300 mil do Programa de Subvenção Econômica da Finep. O grupo fez uma parceria com a empresa Itajara Minérios.

 

A competição busca fazer uma ponte entre as invenções e inovações que surgem no meio acadêmico e a criação de novos negócios e acontece em duas etapas. As equipes têm que apresentar um produto ou uma tecnologia inovadora e única, de modo a atingir as necessidades de um público-alvo específico. Eles são julgados por especialistas em tecnologia, representantes dos patrocinadores com fluência nas áreas específicas e investidores de venture capital.

 

Após deixar para trás 26 empresas brasileiras na versão latino-americana do Idea to Product, organizada pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, no mês de setembro, em São Paulo, o time partiu para o Texas, onde conquistou o primeiro lugar. O produto do Nanoita foi considerado o melhor entre outros apresentados por 15 universidades da Ásia, Europa, America do Norte e América do Sul. “Esse prêmio coloca o Brasil em igualdade de desenvolvimento com os países de primeiro mundo, mas entendemos que esta conquista não diz respeito somente aos pesquisadores em questão, mas principalmente às ações governamentais que foram aplicadas corretamente”, diz Sergio Mazurek Tebcherani, membro do time vencedor. Ele conta que o desenvolvimento do projeto só foi possível devido ao apoio recebido por meio da Lei da Inovação e do Programa de Subvenção Econômica da  Finep.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.