ATENÇÃO: Você deve utilizar Javascript para navegar nesta página


Notícias
Notícias

Estande da FINEP é destaque do pavilhão brasileiro na Tecnópolis


Cerca de 1.200 pessoas por dia visitam o estande da FINEP na Tecnópolis del Bicentenário, Ciência Tecnologia y Arte, exposição que o governo argentino realiza, desde 14 de julho último, em área de 50 hectares próxima a Buenos Aires.

No espaço da Financiadora, cuja cenografia externa representa um iceberg, os visitantes fazem uma viagem virtual para conhecer o Almirante Maximiano, primeiro e único navio brasileiro construído especialmente para pesquisas no continente antártico, com financiamento da FINEP de R$ 80 milhões. 

Há três ambientes.  No primeiro, o público visita a região por meio de uma projeção em 3D, desenvolvida pelo LSI da USP. Conhecido como Caverna Digital, o projeto também teve sua criação apoiada pela FINEP.  No segundo, conhecem por meio de uma animação o interior do navio e suas possibilidades em termos de tecnologia. Já no terceiro, conversam in loco com alguns dos pesquisadores que utilizam o Maximiano para seus trabalhos.

O Almirante Maximiano possui diferenciais em tecnologia em áreas como oceanografia, geologia marinha, geofísica e meteorologia, além de equipamentos de ponta que possibilitam que atravesse as águas turbulentas do Cabo Horn, cujas condições de navegação são consideradas severas. Entre esses, o  posicionamento dinâmico, espécie de eixo que permite à embarcação se manter parada, sem a necessidade de ancoragem, mesmo sob essas condições ambientais adversas.  Destaque ainda para seus cinco laboratórios, dois chamados molhados - porque possuem suprimento de água doce e salgada, necessárias para manipular as amostras de minerais, vegetais e animais coletadas -, dois secos, onde são analisados dados obtidos no campo, e um misto.

Tecnópolis

Segundo os organizadores, a feira tem atraído um público estimado de 120 mil pessoas por dia durante suas nove horas de funcionamento. Ela irá se transformar em parque temático permanente após seu encerramento, previsto para 22 de agosto. Seu objetivo é apresentar aos argentinos, em especial ao público jovem, os avanços da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e no mundo, como forma de popularizar os temas e despertar a atenção do grande público para sua importância no desenvolvimento de um país.

Todos os países com representação diplomática na Argentina foram convidados a integrar a Tecnópolis, mas a participação brasileira é parte de um conjunto de instrumentos de cooperação estabelecidos entre os governos dos dois países, no âmbito do Acordo de Parceria Estratégica firmado, em 2009, pelos presidentes Lula e Cristina Kirchner.

Coordenada pelo Embaixador do Brasil na Argentina, Ênio Cordeiro e pelo Secretário Executivo do MCT, Luiz Antônio Elias, a participação brasileira reuniu em um pavilhão de 300 m², além da FINEP e a convite do MCT, a Petrobras e a Embrapa.  A FINEP foi escolhida pelo MCT, por sua história e missão, para demonstrar a política brasileira de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico e à Inovação.


(26/7/2011)


- Leia Mais
© FINEP 2012