ATENÇÃO: Você deve utilizar Javascript para navegar nesta página


Notícias
Notícias

Prêmio Finep Centro-Oeste já tem vencedores


Gelson Albuquerque, da FINEP, com o premiado Orlando Filho, do Senai
Em evento realizado dia 31 de outubro na sede da FIEG - Federação das Indústrias do Estados de Goiás, em Goiânia, foram escolhidos os vencedores do Prêmio Finep 2008 - Região Centro-Oeste. Os primeiros colocados de cada categoria disputarão o Prêmio Nacional, que será entregue no dia 10 de dezembro. Os representantes do Centro-Oeste serão Gebert & Cia  (MT - Pequena Empresa), Scitech Produtos Médicos  (GO - Média Empresa), SENAI - Departamento Nacional (DF - Instituição de C&T), Escola de Educação Básica e Profissional da Fundação Bradesco (MT - Tecnologia Social) e Geraldo Rolim Rosa Júnior (Inventor Inovador). Na ocasião também foi entregue o Prêmio Goiás de Inovação, concedido pela FIEG. 
 
O presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da FIEG, Ivan da Glória, representando o presidente da instituição, lembrou em seu discurso que "a Finep melhorou muito o acesso a seus financiamentos, mas os empresários precisam conhecer melhor essas oportunidades". O assessor da Finep, Gelson de Albuquerque, representando  o presidente Luis Fernandes, também destacou a importância da iniciativa privada se dedicar aos esforços inovadores. "Como disse o presidente Lula, a inovação não é um atalho, é um caminho longo, construído com empenho e parcerias, mas a escolha desse caminho pode fazer a diferença em relação a onde se chega no mercado nacional e internacional", disse Gelson.
 
O próximo número da revista Inovação em Pauta, editada pela Finep, trará um especial com o perfil de todos os finalistas do Prêmio Finep Nacional.
 
Veja como ficou o resultado final da região Centro-Oeste:
 
Pequena Empresa
1º Gebert & Cia Ltda. - Primavera do Leste - MT
2º Pctel Eletrônica Ltda. - Goiânia - GO
3º Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia - Terra Nova do Norte - MT 

Média Empresa
1º Scitech Produtos Médicos Ltda. - Goiânia - GO 
2º Combusmed Indústria Brasileira de Produtos para Medição de Combustíveis Ltda. - Cuiabá - MT
3º Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (CEPROMAT) - Cuiabá - MT


Instituição de Ciência e Tecnologia
1º SENAI - Departamento Nacional - Brasília - DF
2º Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural - Juína - MT
3º Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (FarmaTec) - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
 
Tecnologia Social
1º Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco - Cuiabá - MT
2º Cooperativa de Artesãos Mulheres de Fibra - Nova Olímpia - MT
3º Fundação Bradesco - Escola de Bodoquena - Miranda - MS 
 
 
Conheça melhor os primeiros colocados:
 
Categoria Inventor Inovador
1º lugar - Geraldo Rolim Rosa Júnior
Em vista da necessidade e da procura do mercado pela sustentabilidade, Geraldo Rolim Rosa Júnior criou um sistema que pode revolucionar a construção civil, melhorando a vida das pessoas, reduzindo gastos com construções e preservando o meio ambiente. Trata-se do “Sistema Integrado Construtivo”, que permite a execução simultânea dos baldrames, pilares, vigas, lajes e paredes divisórias de qualquer edificação, tanto térrea como de vários andares, por meio de um conjunto único de moldes que permitem a utilização de materiais alternativos e de descarte dentro das paredes no lugar dos tradicionais tijolos cerâmicos, cuja fabricação polui o meio ambiente de maneira devastadora.
 
Pequena Empresa
1º lugar - Gebert & Cia Ltda.
A empresa tem a missão de pesquisar, desenvolver e comercializar máquinas e implementos agrícolas inovadores, usando tecnologia de alto valor agregado, para garantir maior produtividade e rentabilidade com sustentabilidade no mercado de alimentação animal e de bioenergia. Denominada Indústria Frontalmaq, é uma parceria entre Beronicio Dias dos Anjos e Tarcírio Antônio Gebert sediada na cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso. Suas ações são de aprimoramento contínuo, desenvolvendo outros implementos agrícolas para a colheita de sorgo, milho e cana-de-açúcar, com alta produtividade, menor tempo de operação e baixo custo.


Média Empresa
1º lugar - Scitech Produtos Médicos Ltda.
A missão da empresa é prover o mercado mundial de procedimentos médicos minimamente invasivos, com soluções inovadoras, seguras e eficazes. A Scitech tem como principal objetivo manter-se fiel à sua origem nacional. Com a criação do departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) a empresa iniciou em meados de 2005 um processo de substituição de importação para nacionalização de alguns dos produtos comercializados. O início da nacionalização dos produtos representou para a empresa cerca de 35% da produção. A partir de 2007 houve um avanço significativo na nacionalização dos produtos, que representam hoje 80% do total da produção.

 
Instituição de Ciência e Tecnologia
1º lugar - Senai - Departamento Nacional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma instituição de educação e tecnologia que vem atuando intensivamente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Sua visão é consolidar-se como líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando como padrão internacional de excelência.
 
Tecnologia Social
1º lugar - Escola de Educação Básica e Profissional - Fundação Bradesco
Seus alunos desenvolveram uma máquina para fazer pão com sucata de máquinas de lavar, que agora é utilizada de forma compartilhada pela comunidade. A Escola da Fundação Bradesco tem a missão de promover a inclusão social, por meio da educação básica e profissional, com ensino gratuito e de qualidade para crianças, jovens e adultos, assegurando o uniforme, alimentação e assistência médico-odontológica e atuando como pólo gerador e multiplicador de educação e cultura.




(31/10/2008)


- Leia Mais
© Finep 2012