Os cinco vencedores do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2006 – Região Norte, nas categorias Produto, Processo, Instituição de C&T, Pequena Empresa e Inovação Social, receberam os troféus na quinta-feira, 28 de setembro. A solenidade de premiação foi realizada em Rio Branco, no Acre. A disputa na região foi marcada pelo equilíbrio entre os estados. Entre os finalistas, quatro do Amazonas, quatro do Pará, três do Acre, dois de Rondônia e um de Tocantins. Os cinco primeiros lugares, que representam a região na etapa nacional do Prêmio FINEP deste ano, são: Pharmakos dAmazônia, Pequena Empresa; Funtac, Inovação Social; Embrapa Oriental, Instituição de C&T; Eletronorte, Processo; e novamente Embrapa Oriental, desta vez na categoria Produto.
Ao todo, foram classificadas 14 instituições. Não houve indicados na categoria Média/Grande Empresa. Os primeiros colocados na região vão concorrer ao Prêmio Nacional, cujo julgamento e cerimônia de premiação acontecem em 29 e 30 de novembro, em Brasília. O presidente da República participa da cerimônia de entrega dos troféus aos premiados, no Palácio do Planalto.
Em 2006, o Norte ainda bateu o próprio recorde de inscrições. Ao todo, teve 67 propostas, seis a mais do que as 61 participantes de 2003, ano em que a região havia apresentado o maior número de propostas. Processo, com 26, Produto, com 20, e Inovação Social, com 14, foram as categorias mais procuradas.
Pequena Empresa
1º - Pharmakos d’Amazônia - AM
2º - Ornatos Embalagens - PA
Inovação Social
1º - Funtac - AC
2º - Mineração Rio do Norte - PA
3º - Saboaria Xapuri - AC
Produto
1º - Embrapa Oriental - PA
2º - Central Laminações - RO
3º - Isoltech - TO
Instituição de Ciência e Tecnologia
1º - Embrapa Oriental - PA
2º - Instituto Genius - AM
3º - Fucapi - AM
Processo
1º - Eletronorte - RO
2º - Ceteli – AM
3º - Funtac - AC (28/9/2006) |
| |
|
|