Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. O que são
fechar

Apoio e Financiamento

A Finep opera seus programas por meio de apoio financeiro reembolsável e não reembolsável (que não precisa ser devolvido) e de investimento. As principais formas dos clientes apresentarem suas propostas são:

Fluxo Contínuo: mecanismo utilizado para o atendimento das demandas induzidas ou espontâneas das empresas para seus projetos de financiamentos reembolsáveis na área de inovação.

Chamadas Públicas: ações estruturadas com seleção por meio de um processo de competição aberto ao público. São mais frequentemente utilizadas em programas de subvenção econômica e programas de apoio com recursos não reembolsáveis.

Investimento indireto em empresas através de fundos de investimentos.

Os programas da Finep abrangem as seguintes grandes linhas de ação:

 

I Apoio à inovação em empresas

(a) Financiamento às empresas

Financiamento reembolsável Constitui-se de financiamento com encargos reduzidos para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas brasileiras. Saiba mais.
Paiss Plano BNDES-Finep de Apoio à Inovação dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico. Saiba mais.
Tecnova Seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte. Saiba mais.
Inova Aerodefesa Iniciativa da Finep, BNDES, Ministério da Defesa e Agência Espacial Brasileira para apoio aos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança. Saiba mais.
Inova Agro Coordena as ações de fomento à inovação e ao aprimoramento da integração dos instrumentos disponibilizados por BNDES e Finep para apoiar empresas que tenham o interesse em produzir e comercializar os produtos e serviços resultantes dessa atividade. Saiba mais.
Inovacred Seu objetivo é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Saiba mais.
Inova Energia É uma iniciativa destinada à coordenação das ações de fomento à inovação e ao aprimoramento da integração dos instrumentos de apoio disponibilizados pela Finep, pelo BNDES, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para apoiar empresas brasileriras que tenham interesse em empreender atividades de inovação aderente às linhas temática. Saiba mais.
Inova Petro É uma iniciativa conjunta da Finep e do BNDES, com o apoio técnico da Petrobras. Visando o desenvolvimento de fornecedores brasileiros para a cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás natural. Saiba mais.
Inova Saúde Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Finep, em cooperação com o Ministério da Saúde (MS), o BNDES e o CNPq,  criada para apoiar atividades de P,D&I em projetos de instituições públicas e privadas que atuem no âmbito do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS). Saiba mais.

 

(b) Programas de venture capital

Inovar É uma parceria da Finep com o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FUMIN/BID), para promover a estruturação e consolidação da indústria de capital empreendedor no País e o desenvolvimento das empresas inovadoras brasileiras. Saiba mais.

 

 (c) Apoio financeiro não reembolsável e outras formas de atuação

Subvenção Econômica Esta modalidade de apoio financeiro, permite a aplicação de recursos públicos não reembolsáveis diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Saiba mais.

 

II. Apoio às Instituições Científicas e Tecnológicos (ICTs)

Trata-se de financiamento não reembonsável originado das Fontes de Recurso  para apoio a projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentados por ICTs nacionais. A Finep seleciona os projetos em atendimento às formas de seleção e aos temas definidos pelos respectivos comitês gestores dos Fundos. Nessa modalidade de apoio, a Finep opera o PROINFRA, para apoio a projetos de manutenção, atualização e modernização da infraestrutura de pesquisa de ICTs.

 

III. Apoio à cooperação entre empresas e ICTs 

Sibratec O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) compreende ações de apoio à parceria entre o setor produtivo e as instituições de ciência e tecnologia. Saiba mais.

 

IV. Outras ações

Prêmio Finep de Inovação Criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior. Saiba mais.
Patrocínios Apoio financeiro para a realização de encontros, seminários e congressos de C,T&I, publicações e feiras tecnológicas e ainda para ações culturais e esportivas. Saiba mais.
Parques tecnológicos Programa voltado para a criação de parques tecnológicos que tenham como objetivo desenvolver competências tecnológicas focadas em vocações regionais ou na existência de cadeias produtivas específicas e que apresentem planos de negócios destinados a promover a autossustentação dessas iniciativas.
Cooperação Internacional A Coordenação de Cooperação Internacional da Finep tem por objetivo identificar possibilidades de intercâmbio e cooperação e promover parcerias com entidades públicas e privadas  de excelência  de outros países e organismos internacionais. Saiba mais.

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE